domingo, 2 de agosto de 2009

O pessimismo de Leonardo e a incógnita chamada Real Madrid


O futebol europeu começa a esquentar os tamborins para a grande temporada que se aproxima no Velho Continente. Nesta temporada, os campeonatos nacionais começarão na metade de Agosto, ao contrário do que ocorre normalmente, com as temporadas se iniciando no meio do oitavo mês do ano. Isso vai ocorrer por causa do Mundial de 2010 na África, o que obrigada o calendário europeu a se adiantar e permitir que no próximo ano as seleções e jogadores se preparem adequadamente para a Copa.
Já são possíveis algumas conclusões sobre as equipes para esta temporada, dos chamados “Gigantes” da Europa o que menos dá expectativa de bons resultados e o Milan, dirigido pelo brasileiro Leonardo, ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, campeão do mundo em 94. Nesta semana a equipe de Milão perdeu para o seu arqui-rival, a Inter por 2 a 0, em partida disputada em Los Angeles, nos EUA, válida por uma Copa Amistosa, que contou ainda com América-MEX e Chelsea. A equipe de Leonardo teve má campanha na competição, com duas derrotas e um empate, 2 a 2 com o América e derrota de 3 a 1 contra o Chelsea, terminando na lanterna do torneio. O que mais preocupa e que das três equipes européias do torneio, o Milan foi a única que levou o time completo para os EUA e mesmo assim apresentou um futebol digno de vaias. Ainda na semana passada, só que na quarta-feira, o Milan teve outra derrota pesada, perdeu por 4 a 1 para o Bayern de Munique, em Munique, o time foi dominado do início ao fim e se mostrou uma equipe fraca, tanto para a Lega Calcio (Campeonato Italiano) quanto para a Champions League. O pessimismo e tamanho pelos lados de Milão, que Leonardo admitiu esta semana que o Milan não deve estar entre os figurantes da temporada, uma decepção para a apaixonada torcida Rossonero, que tinha fortes expectativas quanto à temporada 2009-2010. Agora, fica uma dúvida no ar, onde foram parar os imensuráveis milhões que o Milan arrecadou com a venda de Kaká? Talvez com esse dinheiro fosse possível montar uma grande equipe.
Outro grande ponto, este de interrogação, do futebol europeu, é: O que o Real Madrid irá fazer na temporada? O mais badalado clube na atualidade sofre com uma deficiência histórica do time e que já foi apontada pelos comentaristas esportivos como o maior problema da equipe, o Sistema Defensivo. Na época “Galáctica” do Madrid, quando tinha em seu elenco, entre outros, Zidane, Roberto Carlos e Ronaldo, o grande problema, e que impediu o sucesso daquela equipe, foi o sistema defensivo, não por falta de qualidade, mas sim pelo esquema tático armado pelos treinadores, que obviamente devia priorizar os jogadores de maior qualidade da equipe, que eram os de característica ofensiva, com esse esquema ofensivo a defesa sempre ficava exposta e levava muitos gols, e o ataque, em contrapartida não se entendia o que acabou no fiasco dos galácticos em Madrid. Nesta temporada, com a Era Florentino II ou Era Galáctica II, o mesmo problema se repete. Prova disto foi a derrota por 2 a 1 para a Juventus em pleno Bernábeu, em jogo válido pela Copa da Paz, disputada na Espanha, o time foi eliminado e agora Juventus e Aston Villa, que eliminou o Porto, disputam o título da Copa neste domingo em Madrid. È verdade que a Juventus tem uma excelente equipe, talvez a melhor desde que o time foi rebaixado para a Segundona Italiana em 2006, por causa dos escândalos de arbitragem do futebol italiano, mas nada disto apaga o mau futebol apresentado pelos Blancos até o momento na temporada, de quatro jogos disputados, o Real teve duas vitórias, um empate e duas derrotas, marcou até o momento 5 gols e sofreu 4. É pouco para um time que pretende ganhar tudo nesta temporada. O treinador do Real Madrid, o chileno Manuel Pellegrini, vai ter de quebrar a cabeça para conseguir encaixar um time consistente e equilibrado em todos os setores do campo, mas Pellegrini não é nenhum gênio da tática futebolística. É esperar pra ver...

Por Rodrigo Souza..

1 comentários:

Equipe do BLOG FUI NA BOLA! disse...

Rodrigo, não acho que torneios de pré temporada possa apontar alguma coisa. São torneio com objetivos de "caça-níqueis" que propriamente de nível técnico. Porém aí vai meu pensamento sobre os times que vc falou:

Milan - não aprovo qualquer técnico sem a devida formação, são mais motivadores que treinadores. Inverteu os pés pelas mãos.

Real Madrid - estou ancioso para ver Kaká e C Ronaldo juntos. O sistema defensivo do Real não é galática, mas bem acertadinho pode render.

abraços e confira o BLOG FUI NA BOLA!

http://fuinabola.blogspot.com/

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More