domingo, 4 de outubro de 2009

Vencemos!

Após anos e anos de domínio europeu e americano nas Olimpíadas, com breves interrupções asiáticas, australianas ou mexicanas, o grande sonho da figura máxima das olimpíadas, o barão de Coubertin, recebeu mais um reforço nessa sexta-feira, dia 2 de outubro de 2009, as Olimpíadas chegaram a mais um ponto do planeta: a nossa querida e promissora América do Sul

Por falar nessa data, o 2 de outubro agora passa a ser uma data lendária, um dia mágico na história do Brasil, onde conseguimos desbancar, de uma só vez, o majestoso poderio histórico e econômico dos Estados Unidos da América, derrubamos a reconhecida tecnologia, cultura e sociedade japonesa, que encanta e serve como referencial para todo o mundo, tivemos a vitória mestra, que encheu os olhos de todo o mundo de orgulho: derrubamos os séculos de história madrilena, a força de um país europeu, e o grande projeto de Madri (não que o nosso não seja inferior ao dos espanhóis), e conquistamos o COI, que resolveu fazer história e dar à América do Sul essa missão honrosa na qual nunca tivemos o prazeroso trabalho de organizar, enfim, somos olímpicos!

Com um vídeo de apresentação impecável e um discurso emocionante do grande presidente Lula, a candidatura carioca superou o discurso fraco de Obama e a frieza dos japoneses, e viu Chicago e Tóquio abandonarem a disputa nas primeiras votações. E fomos obrigados a esperar atenciosamente os minutos que pareciam uma eternidade e separaram a votação final da grande coroação do Brasil como grande potência emergente.

Veja o discurso de Lula e o vídeo carioca aqui.

O Rio que perdeu a primeira votação para Madrid e esteve perto da vitória absoluta na segunda rodada, e venceu com 66 votos contra 32 para Madrid, vantagem larga se compararmos os 4 pontos que acabaram com os sonhos parisienses e deram à Londres os Jogos em 2012.

Alguns, mais pessimistas, podem considerar a candidatura de Madri mais completa, porém a geografia e a história estavam favoráveis ao Rio. É que nada menos que 30 (isso mesmo, 30!) jogos já foram disputados no continente europeu, inclusive na própria Espanha com os jogos de Barcelona’1992; os Estados Unidos também não foram beneficiados pela história não, é que, só lá no Tio Sam, 4 jogos já foram disputados; além de Tóquio que, além de já ter sediado uma edição dos jogos em 1964, a última edição das Olimpíadas foram em Pequim, no mesmo continente. Todos esses fatores deixaram o Rio de Janeiro bem, como a única cidade de um país, e um continente todo, que nunca receberam os jogos, e esse foi o carro chefe da campanha, talvez o ponto crucial à escolha da cidade como sede.

Mas uma verdade impera, nem os comentários xenofóbicos dos espanhóis nos sites de notícias do país, nem a oposição dos brasileiros mais resistentes (pra não dizer chatos), que sempre tem o mesmo discurso: “ Que o país precisa investir em educação do que em Copa do Mundo e Olimpíadas”, podem mais tirar o maior evento do mundo da nossa responsabilidade, e esperamos poder dizer, com esses Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, que nós somos o futuro, nós somos o Brasil.

Parabéns Rio, parabéns Brasil, parabéns aos brasileiros!

Por Luiz Felipe

Confira também! Fotos da eleição em Copenhague e os projetos cariocas.

12 comentários:

Bruno Muniz disse...

Com certeza foi um dia história, e em 2020, provavelmente, a África irá sediar as olímpiadas. Muita coisa terá que ser feita, principalmente em termos de segurança para os visitantes. É preciso saber investir...

Fernando Gonzaga disse...

é uma vitória do esporte brasileiro, mas que deve ser acompanhada de perto, com uma fiscalização séria, para que o dinheiro público não acabe pagando a conta no final...

abraço!!

Blog do Vascão disse...

Parabéns ao Rio de Janeiro, aos organizadores do projeto Rio 2016 e ao Povo Brasileiro.
Abraço
Jeferson

Débora Bravo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Débora Bravo disse...

Gostei do texto Luiz. Concordo em gênero, número e grau com você. Realmente estava na hora do Brasil sediar uma Olimpíadas. O que me espanta é não termos ficado tão felizes com a nossa vitória de sediar a Copa do Mundo em 2014 também. hahaha... Entendo perfeitamente sua indignação com as pessoas que não queriam que o Rio fosse sede, mas na verdade não acho que as pessoas não queriam as Olimpíadas aqui elas querem que o país invista TAMBÉM na educação e saúde. Entende? Porque como você mesmo disse nós somos o futuro, nós somos BRASIL! Temos que ter além do esporte como potência e destaque internacional um país com boas condições de vida e alfabetizado. Acho que é isso que tantos brasileiros 'reclamam' a ponto de serem 'chatos'. Hehehehe... Bom, mas o que importa é: somos sede e ninguém pode mais tirar isso da gente. \o/ Vamos agora mostrar para o mundo inteiro que somos capazes. ;)

DêJota disse...

Parabéns ao Rio, mas espero que não façam a mesma coisa que fizeram no Pan, que foi uma festa só durante os jogos e hoje, fora o Maracanãzinho, não há mais aproveitamento algum das instalações esportivas. Mas mesmo assim, já estou me organizando para assistir a alguma competição, tanto na Copa quanto nas Olimpíadas...

Pedrero disse...

Desejo sorte para o Rio sediar as olimpiadas, e eu te coloquei na lista de blogs que eu indico, me coloca tb!!

Acessem meu blog: http://newsofspfc.blogspot.com/

Carlos Henrique Pereira disse...

Cara, concordo com a grandeza que representa sediar os Jogos Olímpicos, mas também concordo que o país precisa investir em saúde e educação. Acho que uma coisa não exclui a outra. Ao contrário, acredito que esporte, educação e saúde devam sempre andar em paralelo.

O que me preocupa realmente é a seriedade dos políticos e empresários brasileiros que estarão envolvidos nesse investimento gigantesco. O que já me deixa puot de antemão, infelizmente, é saber que gastarão muito mais do que o necessário e farão muito menos do que o possível.

Se puder, visitem meu blog pessoal e comentem a respeito:

http://momentoempauta.blogspot.com

Abraço,

http://blogcraquesdebola.blogspot.com

AF Sturt Silva disse...

belo artigo e parbéns ao rio.
visite também confionomengao.blogspot.com/

Romário Silva disse...

O Brasil agora é o país do esporte. Agora será um grande investimento, muito dinheiro movimentado, torcemos para que entrem pessoas honestas no comando de orçamento para realização das Olimpíadas. Abraço. Passa lá no blog.

Denilton "Pé" disse...

Amigo foi uma grande vitoria do Brasil,mesmo aqueles que são contra no fundo ficaram contentes,é claro que tem que ter investimento em todas as areas,mas essa é uma grande oportunidade para grandes investimento em nosso país,a nós cabe aproiveitar,torcer e sim fiscalizar,para que os aproveitadores de plantão não entre em ação.
Abs!!!

Comentarista Bola Murcha disse...

Maravilha, tomara que consigamos bater nosso recorde de medalhas e que nossos políticos não aproveitem a situação.
Abraço,

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More