quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em ritmo de Copa

Como previsto pelo Esporte Total, a quarta feira foi pura emoção para países de 3 continentes. Sulamericanos, centroamericanos e europeus comemoram os classificados, lamentam os eliminados e, atenciosamente, observam as seleções que disputarão a repescagem, e vamos começar pelo continente que mais vibrou ontem (14/10), a América do Sul.

AMÉRICA DO SUL

Não seria nem um pouco grosseiro dizer que apenas dois jogos foram importantes ontem, nas eliminatórias da América do Sul. Nem mesmo o 0x0 chato do jogo do Brasil parecia ter destaque nessa quarta-feira, quando todo o continente tinham os olhos para Montevidéu, onde Uruguai e Argentina faziam uma partida antológica, e para Santiago, onde o Chile enfrentava um Equador fervendo de vontade de ir ao mundial.

Em Montevidéu o jogo em si não respondia às espectativas lançadas pelos torcedores uruguaios e argentinos. A partida era feia, com poucas oportunidades de gol, e quase todas por parte do Uruguai. A Argentina só se defendia, e as duas seleções jogavam duro.

Foi aí que entrou em ação o jogo em Santiago. EM meados dos 7 minutos o Chile abriu o placar, e querendo ou não, isso trouxe consequencias claras aoo jogo no Uruguai.
A vtória do Chile deixava calma de despreocupada a seleção da Argentina que, com um empate, iria ao mundial. Por outro lado a situação no jogo chilena obrigava a Celeste a vencer o jogo, para evitar o duelo na repescagem, e o jogo passou a ser, ainda mais, ataque do Uruguai e defesa da Argentina. Mas como quem não faz leva, Bolatti deu númeors finais às eliminatórias, e garantiu a Argentina diretamente na Copa do Mundo. O Uruguai terá que disputar com a Costa Rica quem irá ao mundial.
Ao final do jogo um desabafo. Maradona e boa parte dos jogadores argentinos fizeram duras críticas a imprensa do país.

Em relação ao Brasil, a nossa seleção conseguiu terminar em 1º, beneficiado pela errota por 2x0 do Paraguai para a Colômbia em Assunção.

CONCACAF

Lá pelos lados das Américas do Norte e Central, a última vaga para a Copa foi decidida nos últimos minutos de Estados Unidos x Costa Rica. É que os costarriquenhos, que chegaram a estar vencendo por 2x0 en Washington, acabaram cedendo o empate ao time americano, e acabou indo para a repescagem. O técnico brasileiro Renê Simões foi muito criticado pela imprensa do país. Os EUA, por sua vez, já entraram em campo classificados.

Porém, a maior alegria naquele continente acabou ficando com um país que vem sofrendo bastante com golpes militares e protestos. Pela segunda vez em sua história Honduras estará na Copa. A seleção hondurenha foi beneficiada pelo empate da Costa Rica, e terminou as eliminatórias em 3º, com 16 pontos, mesma pontuação da Costa Rica, porém com saldo de gols melhor.

México e Trinidd & Tobago também empataram por 2x2, porém os mexicanos já estavam na Copa.

EUROPA

Com o final da 1ª fase das eliminatórias europeias, mais duas seleções se classificaram ontem. A Suiça garantiu vaga após empatar em 0x0 com Israel, e a Eslováquia conseguiu a classificação de forma 'fria', debaixo de uma forte nevasca na Polônia. O resultado de 1x0 foi mais que suficiente para levar o país à sua 1ª Copa após o desmembramento com a Tchecoslováquia.

Ainda resta a repescagem na Europa, que será disputada entre Rússia, França, Grécia, Portugal, Ucrânia, Irlanda, Bósnia e Eslovênia.

Já são 23 seleções classificadas para a Copa. Restam ainda 9 vagas que serão disputadas nas repescagens da Europa e África, e nos jogos entre Costa Rica e Uruguai e Bahrain e Nova Zelândia.

por Luiz Felipe

9 comentários:

Mestre Benicha disse...

Foi pura emoção mesmo.

Aqui na América do Sul a classificação suada da Argentina. Na Europa o drama de Portugal e França...

O negócio tá quente!!

Ainda vai vir muita coisa por aí!

Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

André Renato disse...

O Carlos Amarilla deu uma boa estragada na partida Uruguai x Argentina, apitou mais de 50 faltas, por isso essa sensação de que o jogo não foi tudo que esperávamos. Desse jeito é fácil apitar.

Não sei se a Costa Rica vai conseguir se recompor psicologicamente pra enfrentar o Uruguai, estiveram a 15 segundos da Copa. Torço para a Celeste, quero vê-los em 2010.


Abraços! E passa lá no blog também!

Blog do Vascão disse...

Maradona se safou e calou a boca dos críticos abobalhados, nada de novo no mundo do futebol.
Abraço
Jeferson

Fernando Gonzaga disse...

a Argentina conseguiu no sufoco o que deveria ter alcançado sem problemas...agora, Honduras, Eslováquia e Coréia do Norte na Copa é desperdício hein!!! quanta gente boa fica de fora pra esses timequinhos passearem na áfrica....

abraço!!

Comentarista Bola Murcha disse...

E tem gente ainda (até no Brasil) que acha que futebol é besteira.
Olha só Honduras, que maravilha. O país em estado de sítio, medo, miséria e tudo parou. No outro dia, feriado nacional. Pode ? Sim, o futebol pode.
Abraço,
Celso Ceschini

Débora Bravo disse...

Com certeza a Argentina nunca lutou tanto para uma classificação para a Copa do Mundo. A imprensa tem o direito de cobrar e os jogadores e técnico tem o direito de reclamar! Ainda bem que conseguiu porque uma Copa sem Argentina não teria tanta graça! Só espero que o Brasil não decepcione e faça feio. rs E Portugal e França na repescagem que é surpresa duas grandes equipes "fora" (até agora) da maior competição de futebol do mundo é teeenso.

Carlos Henrique Pereira disse...

O Brasil tem a grande missão de retomar os bons resultados em copas, após a decepção de 2006. Acredito que os jogadores atuais estejam mais comprometidos e isso já é um passo importante.

Abraço,

Visitem:
http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Romário Silva disse...

Torcemos para que o Dunga mostre coerência no momento da convocação. Abraço.

Romário Silva disse...

Joel por Parreira. Parreira por Joel. Quanta lambança na Africa do Sul, hein ? Muita bagunça e, decepção na copa. Abraço. Jogos Inesquecíveis. Tudo no blog. Passa lá. Abs!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More