segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Especial Campeonatos Europeus - Campeonato Inglês

Campeonato Inglês

Continuaremos nossa série falando do Campeonato Inglês, que já está na terceira rodada, vamos das impressões inicias e sobre o que esperar da que é considerada a mais importante liga do mundo. A Premier League vai para a sua 122ª edição e para esta temporada apresenta cinco grandes favoritos: Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal e Chelsea. Estas cinco equipes devem dominar a luta pelo título e pelas vagas na Champions League. Iremos falar de suas novidades e o que pode se esperar destas equipes para a temporada 2009/2010.

O Arsenal é uma incógnita para a temporada, um time formado por jovens promessas e que perdeu dois de seus mais importantes jogadores, Kolo Touré e Emmanuel Adebayor, os dois que se transferiram para o Manchester City. Apesar das perdas a equipe começou bem a Liga, venceu a duas partidas que disputou até o momento e com duas goleadas, ao todo marcou 10 gols e sofreu apenas 2. Os grandes destaque da equipe e o russo Arshavin, que chegou em janeiro ao clube de Londres e ajudou o Arsenal a se garantir na Champions League 09/10. Outros dois jogadores fundamentais ao esquema do francês Arsène Wenger são o meia espanhol Fábregas(foto ao lado), capitão da equipe, e o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, o destaque do ataque do Arsenal após a saída de Adebayor. A única contratação do clube foi a do jovem zagueiro belga Vermaelen, que estava no Ajax da Holanda. Os Gunners chegaram cercados de desconfiança e até agora apresentam um futebol digno de quem lutará pelo título, resta saber se isto será alcançado ao final do campeonato.

O Chelsea manteve a base das últimas temporadas e vem sendo colocado pelo críticos como um das mais fortes equipes para a temporada 2009/2010 e deve brigar pelo título, que não consegue desde 2006. As duas maiores novidades da equipe são o russo Yuri Zhirkov(foto ao lado), que veio do CSKA Moscou e que apontado por muitos como o maior jogador em atividade do futebol russo, outra novidade é no banco do Chelsea, o novo técnico Carlo Ancelotti, que estava no Milan. Os destaques da equipe são, o goleiro checo Petr Cech, considerado um dos melhores do mundo, o zagueiro e capitão do Chelsea e da Seleção Inglesa, John Terry, o volante ganes Essien, os meias ingleses Joe Cole e Frank Lampard, o alemão Ballack, o atacante de Costa do Marfim, Didier Drogba e o também atacante, o francês Anelka, artilheiro da última temporada. Os Blues são para muitos críticos a equipe mais forte do mundo, à frente inclusive do supercampeão Barcelona. O time deve brigar pelo título, o início de Liga aponta isso, três vitória em três jogos, marcando 7 gols e sofrendo apenas 2.

O Liverpool, maior campeão inglês (ao lado do Manchester United) com 18 títulos, quer acabar com o longo jejum de títulos da equipe, mais de 19 anos desde a última conquista em 1990. A base foi preservada apesar de duas perdas importantes, o zagueiro espanhol Alvaro Arbeloa e o meia, também espanhol, Xabi Alonso, os dois que se transferiram para o Real Madrid. A grande contratação da equipe foi o italiano Alberto Aquilani, que veio do Roma, ele vem com a clara função de substituir Xabi Alonso no meio campo do time inglês. Outra contratação da equipe foi a de Glen Johnson, lateral direito que estava no Portsmouth e que vem para substituir Arbeloa. Os destaques da equipe são o zagueiro inglês Carraguer, o volante argentino Mascherano, o meia inglês Gerrard, considerado um dos melhores jogadores do mundo e o atacante espanhol, “El Nino” Torres(foto ao lado). O treinador espanhol Rafa Benítez tem a missão de levar os Red´s de volta ao patamar mais alto inglês, mas o início de campeonato do time é preocupante duas derrotas e uma vitória, fazendo 6 gols e levando 5. Mesmo com esse início ruim, o Liverpool deve brigar pelo troféu com chances reais de conquistá-lo.

O Manchester City quer nesta temporada se colocar como um dos grandes clubes ingleses, o dinheiro investido direto de Abu Dabi é alto e o clube em breve poderá ser uma das maiores potencias do futebol, não só o inglês, mas o mundial. A equipe foi a que mais se reforçou para a disputa da Premier League, contratou ao todo cinco grandes jogadores, os atacantes Carlos Tevez(foto ao lado), Adebayor e Roque Santa Cruz, o zagueiro Kolo Touré, o lateral brasileiro Sylvinho, que estava no Barcelona e o meia esquerda gaulês Gareth Barry. Foram gastos cerca de 80 milhões de libras nestas contratações. A principal perda da equipe foi do brasileiro Elano, que se transferiu para o Galatasaray da Turquia, o jogador enfrentava problemas com o treinador e pediu para ser negociado. O City deve de início sofrer um pouco com a falta de entrosamento decorrente do alto número de novos jogadores e da mudança do esquema tático adotado pelo técnico gaulês Mark Hughes. Outro grande nome da equipe é o brasileiro Robinho, que após uma temporada 2008/2009 apagada, tem a pressão de ser um dos grandes destaques do time para esta temporada. O Man City não vence a Liga desde 1968 e para esta temporada talvez o maior objetivo seja uma vaga na Champions. O início de campeonato é animador com duas vitórias em dois jogos, com 3 gols feitos e nenhum gol sofrido.

O Manchester United, tricampeão inglês seguido, perdeu dois de seus principais jogadores, Carlos Tevez, que foi para o rival de Manchester e Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo em 2008 que se transferiu para o Real Madrid. A equipe manteve a base, considerado por muitos envelhecida, mas é bom lembrar que este status já foi dado a equipe a três temporadas atrás e nem por isso o time deixou de ganhar títulos. O técnico escocês Sir Alex Ferguson, a mais de 20 anos no comando do United, tem para esta temporada três bons reforços para compor um elenco já forte, o equatoriano Valencia, ex-Wigan, o inglês Michael Owen(foto ao lado), que estava no rebaixado Newclaste e a jovem promessa francesa Gabriel Obertan. Os principais jogadores da equipe são o lateral esquerdo francês Patrice Evra, o zagueiro da Seleção Inglesa Rio Ferdinand e o atacante e principal jogador do time, o inglês Wayne Rooney. Outro jogador que promete ser importante para a campanha dos Devils na Premier League é o português Nani, que vem ocupando o lugar de Cristiano Ronaldo. Se vencer pela quarta vez seguida a Liga Inglesa, o Manchester se tornará o maior vencedor da competição, passando o Liverpool (Man Utd 19 x 18 Liverpool). O início de campeonato é irregular, com uma derrota ao modesto Burnley, que subiu à Primeira Divisão. Mas nas últimas três temporadas o começo do Man Utd foi irregular e ao final o time levantou o caneco e se apresenta favorito a isso novamente nesta temporada.

A tabela das primeiras rodadas do Campeonato Inglês:


1ª rodada

Sáb, 15/08/2009

Chelsea 2x1 Hull City

Aston Villa 0x2 Wigan

Portsmouth 0x1 Fulham

Wolverhampton 0x2 West Ham

Stoke City 2x0 Burnley

Bolton 0x1 Sunderland

Blackburn 0x2 Manchester City

Everton 1x6 Arsenal


Dom, 16/08/2009

Man. United 1x0 Birmingham

Tottenham 2x1 Liverpool

2ª rodada

Ter, 18/08/2009

Sunderland 1x3 Chelsea

Wigan 0x1 Wolverhampton

West Ham x Aston Villa*

Fulham x Blackburn*

Manchester City x Everton*

Arsenal x Bolton*


Qua, 19/08/2009

Burnley 1x0 Man. United

Hull City 1x5 Tottenham

Birmingham 1x0 Portsmouth

Liverpool 4x0 Stoke City

* Jogos Adiados

3ª rodada

Sáb, 22/08/2009

Manchester City 1x0 Wolverhampton

Wigan 0x5 Man. United

Birmingham 0x0 Stoke City

Sunderland 2x1 Blackburn

Hull City 1x0 Bolton

Arsenal 4x1 Portsmouth


Dom, 23/08/2009

West Ham 1x2 Tottenham

Burnley 1x0 Everton

Fulham 0x2 Chelsea


Seg, 24/08/2009

Liverpool 1x3 Aston Villa


4ª rodada

Sáb, 29/08/2009

Chelsea x Burnley

Stoke City x Sunderland

Bolton x Liverpool

Tottenham x Birmingham

Blackburn x West Ham

Wolverhampton x Hull City

Man. United x Arsenal


Dom, 30/08/2009

Portsmouth x Manchester City

Aston Villa x Fulham

Apostas da equipe do EsporteTotalBH:

Luiz Felipe: O Man Utd tem a melhor base e um time bem entrosado deve renovar o título.


André Peixoto: O Chelsea tem uma das melhores equipes do mundo e deve voltar a ganhar o título inglês.


Rodrigo Souza: O Man City vai surpreender e ganhar a Premier League, será uma das maiores surpresas da temporada na Europa.

Deixe também seu palpite nos comentários!!!

Continuaremos em breve a nossa série especial falando do Campeonato Italiano...

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu torço pelo Tottenham, mas pelo futebol que apresenta o Arsenal é o time que eu aposto pra essa temporada apesar de ser um time muito jovem.

Gabriel Seixas disse...

Tô apostando no meu Spurs...incrível é como o Liverpool ainda não reagiu com as perdas na janela de transferências. É a decepção no momento.

Visita meu blog, cara...prioridade é pro futebol brasileiro, mas em breve, vários especiais sobre a europa também.

http://esporteeevida.blogspot.com

Abraço!

André (Deco) disse...

GO RED DEVIL'S !!!

Carlos Henrique Pereira disse...

No inglês eu aposto no Arsenal, mas na Champions vou torcer (e acho que vai de novo) pro Barça. O time manteve a mesma base e ainda trouxe o reforço de Imbrahimovic. Aliás, acho que com a nova onda dos galáticos, o futebol Espanhol vai roubar um pouco da audiência do futebol inglês que foi impressionante nos últimos anos.

Estamos com um post sobre o futebol europeu em nosso blog também.

http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Mestre Benicha disse...

Aposto no Manchester United e no Arsenal! O City tá montando um timezinho chato e pode surpreender tambem.

Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Wilson Oliveira disse...

Eu estava apostando mais no Liverpool, mas esse início comprometedor deles me fez ficar em dúvida.

Só que eu acho que Man. Utd. não deve conseguir muita coisa esse ano. Ta precisando renovar o time, como dito no post.

*****

Luiz Felipe, Peixe e Rodrigo, falei do Esporte Total lá no DEBATSPORTS. Falei sobre o blog do ET... Hehehee

Confiram:

http://futebolmusicaetc.blogspot.com

Abraço!

Saulo disse...

Eu tô achando que o Manchester City vai fazer um campeonato melhor do que fez no ano passado.

Equipe Esporte é Vida disse...

E ae kra, já adicionei o seu blog no link. Podemos fazer sim essa parceria, estamos com 2 anos mas falta maior divulgação ao nosso blog. Agora estaremos com essa nova fase.

Espero que tu visite o blog nosso
http://esporteeevida.blogspot.com/

abraços

Futebol disse...

ola
o nosso blogue acabou, mas estamos a criar um site.
abraço, bom trabalho
depois responde

Cézar Vouguinha Cunha disse...

Excelente guia para quem curte o campeonato inglês. Sou fã de Carlitos e vou torcer por ele. Mas não aposto em ninguém ainda. Porém não vejo o Manchester capaz de repetir os últimos feitos.. Abraços e aguardo sua visita em meu blog!!

Unknown disse...

go chelsea

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More