terça-feira, 4 de agosto de 2009

Especial Campeonatos Europeus - Campeonato Francês


Campeonato Francês

Começaremos nossa série de especiais sobre os campeonatos europeus falando daquele que irá começar primeiro, o Campeonato Francês, que vai para a sua 72ª edição.
A Ligue 1 começa já neste sábado e vamos dar aqui uma previsão do que este campeonato pode nos apresentar na temporada 2009/2010.
Os três principais favoritos são o Lyon (heptacampeão seguido entre 2000 e 2007), o Bordeaux (Último Campeão) e o Olympique de Marseille (Campeão por nove vezes).
O Lyon é uma grande dúvida para a temporada, o time vem da perda do campeonato passado, o que significou também a perda da hegemonia de 7 anos de conquistas seguidas da equipe. O time perdeu os seus dois principais jogadores, Karim Benzema que foi negociado ao Real Madrid e Juninho Pernambucano, considerado o maior ídolo da história do clube, que começou a ter glórias a partir de 2000, quando Juninho chegou ao time e contribuiu na conquista seguida de 7 campeonatos nacionais, os únicos e mais importantes títulos da história do Lyon. Além destes dois jogadores o Lyon ainda teve a perda de outro jogador fundamental para a equipe, Kader Keita que se transferiu para o futebol turco. Apesar das perdas, a equipe vai poder contar com dois grandes reforços para esta temporada, Lisandro Lopez, argentino de 23 anos, um dos destaques do Porto na temporada passada. O outro reforço, esse de maior peso, foi o de Michel Bastos (foto ao lado), ex-jogador do Figueirense e que foi apontado como o melhor jogador do campeonato francês na temporada passada atuando pelo Lille, Bastos era disputado por grandes equipes européias e acabou indo para o Lyon por incríveis 15 milhões de euros. A equipe comandada por Claude Puel merece respeito, tem sete títulos no currículo e sem dúvida será uma das protagonistas da temporada.
Atual campeão, o Bordeaux sai em defesa de seu título mantendo a base que ganhou o campeonato na temporada passada, o time perdeu uma de suas maiores promessas Gabriel Obertan que se transferiu para o Manchester United. Dos três favoritos ao título, o Bordeaux foi o que menos gastou no período de transferências. Apesar disto trouxe dois bons reforços para conquistar o segundo título em seqüência, o francês Yoann Gourcuff(foto ao lado), contratado junto ao Milan e o tcheco Jaroslav Plasnil, que veio do Osasuna. A equipe comandada pelo francês Laurent Blanc é forte e bem consistente e tem como grande objetivo na temporada ir bem na Champions League, chegando quem sabe a uma semifinal e ganhar novamente a Ligue 1.
Apontado como o time mais forte da França nesta temporada, o Olympique de Marseille vem com tudo para voltar a ganhar o
título francês, a equipe não vence o campeonato a mais de 15 anos. A apaixonada torcida do Olympique, considerada a maior da França, deposita fortes esperanças de conquistas nesta temporada. O clube gastou cerca de 100 milhoes de euros em contratações neste período de transferências na Europa e tem os mais imporatantes reforços da temporada, vindos de uma “herança” que o time recebeu de um antigo acionista do clube que faleceu no meio deste ano. O time perdeu dois jogadores importantes, o bom meia albanês Lorik Cana , que foi para o futebol inglês e o volante francês Wiltord, campeão do mundo em 98, que se aposentou. Porém os reforços são mais sigfnificativos que as perdas, as principais contratações da equipe foram o lateral esquerdo Gabriel Heinze, argentino de 31 anos, que já passou por Manchester United e estava no Real Madrid, o meia espanhol de 32 anos Fernando Morientes, que já passou pela seleção espanhola e estava no Valencia e Lucho González(foto ao lado), argentino de 28 anos que jogou pela Argentina na Copa de 2006 e estava no Porto. Além destes três jogadores, o time ainda conta com Hatem Bem Arfa, considerado pelos franceses como o sucessor de Zinedine Zidane, e que é mesmo uma promessa de grande jogador e o atacante brasileiro Brandão, artilheiro a duas temporadas seguidas com uma marca incrível de quase 1 gol por jogo no campeonato francês desde que chegou ao Olympique. A equipe comandada pelo ex-jogador francês Didier Deschamps, autor de um dos três gols contra o Brasil na final da Copa de 98, promete muito nesta temporada e é o grande adversário a ser batido na temporada.


A tabela da primeira rodada:


Palpites da equipe do EsporteTotalBH:
Luiz Felipe: O Lyon tem o peso de sete conquistas nas costas e deve mais uma vez ser superior ao demais e voltar a comandar o futebol francês.


André Peixoto: O Bordeaux manteve a base e deve repetir o feito da temporada passada e ganhar o campeonato novamente.


Rodrigo Souza: O Olympique vem forte e tem elenco e torcida para ganhar a liga com sobras.


Dê também o seu palpite nos comentários!!!
No próximo especial, falaremos do campeonato português...

por Rodrigo Souza

7 comentários:

Pedro Franco disse...

Muito legal seu blog!
Parabéns e continue assim!
Abraços
Pedro

André (Deco) disse...

Gostei do Blog, tomara que vcs consigam mante-lo atualizado com os resultados dos Principais Campeonatos! Também poderiam colocar uma lista de link's para os blog's parceiros, de resto, tudo está bom! Sucesso!

Rodrigo Garcia disse...

Obrigado pela visita,fique á vontade;futuramente vai ter muita coisa legal e divertida lá,essa... blogosfera é uma ferramenra incrível para trocarmos opiniões sobre o esporte mais importante do mundo que é o futebol.
Seu blog é muito interessante,precisamos dessas suas informçõaes.Vamos interagir bastante.
Um abraço e sucesso.

http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol sem Censura)

Claudio Henrique disse...

Gostei muito do seu blog. Parabéns. Passarei aqui mais vezes. Comentarei sempre que vier. To colocando seu blog na minha lista de blogs para visitá-lo sempre.

abraço.

Marcelo Soares disse...

Olha, estive na França no início desse ano e o Ollimpique está muito forte, confio nele

Carlos disse...

Acho o Olympique favorito a ganhar o título francês dessa temporada,ainda mais com a contratação de Lisandro Lopéz

Carlos disse...

Quer dizer Lucho Gonzaléz,o Lisandro foi pro Lyon

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More