sábado, 20 de agosto de 2011

Polêmica: Você é torcedor...ou não?

Começo esse texto fazendo uma pergunta: Você vai ao estádio? Se não, ATENÇÃO: você não é considerado torcedor. Isso mesmo, não se assuste. Essa afirmação não é nenhum dado científico, pesquisa, ou coisa parecida. Quem disse isso foi o jornalista Adriano Pessini, em sua coluna, no Jornal Agora de São Paulo.

A discussão teve início na coluna do dia 13, quando Adriano Pessini escreveu sobre os brasileiros que torcem para clubes estrangeiros. Ele disse “...torcedor é aquele que gira a catraca, que vai ao estádio...”

Se você não vai ao estádio, você não pode ser considerado torcedor, viu? Então...pra que pagar sócio torcedor se você não é considerado torcedor? Gaste esse dinheiro com alguma coisa útil então, poxa.

Segundo o dicionário Aurélio, torcedor é: “Que torce”. Adriano mudou o significado e para ele é: aquele que vai ao estádio. Não, torcedor não é apenas aquele que vai ao estádio e sim, quem sente amor, admiração e quem torce (no estádio, ou não) por determinada equipe ou seleção.

Se fosse assim, os brasileiros não poderiam ser considerados torcedores da seleção nacional. O Brasil faz muitos jogos na Europa, raramente realiza amistosos aqui. Olha que somos penta-campeões mundiais, hein? Cinco vezes campeões do mundo e não temos torcedores?

Então, como torcedor é todo aquele que torce, é válido a torcida de brasileiros por equipes estrangeiras como fazem o Arsenal BR e o Brasil Lyonnais. Respeitem os torcedores que vão ou não aos estádios, Adriano.



4 comentários:

Brener Alexandre disse...

Tem gente que diz cada besteira viu...
Quer dizer q pra torcer tem q ir ao estádio? transmitir jogo na TV e no rádio pra que então? comprar produtos oficiais pra que? ou melhor por que?
aff... eita mundo sem assunto viu...

Luciana Bois disse...

Eu teria que ler o contexto da afirmação dele, mas não acho que ele quis falar só de ir ao estádio, mas do torcedor que conhece mesmo a equipe.

Há muitos ditos torcedores do Barcelona (por exemplo) que apenas assistem aos jogos e torcem pela vitória, mas não sabe nada além de resultados. Não cobra, não sabe sobre transações, não conhece a estrutura administrativa, só sabe de eventos superficiais e nem sabem qual é a história do clube.

Ser torcedor de verdade eu acho que vai além de saber resultados, e estando no Brasil, não digo que é impossível, mas é bem mais difícil ser torcedor mesmo. =D

Rafael Sobieski disse...

Então o São Paulo está mal de torcedor, aqueles que comparecem ao estádio, vão só para assistir e não para torcer... Enquanto a maioria que torce pela televisão ou sofrendo pelo rádio sem ver não é mais torcedor. Ele foi muito infeliz nessa colocação.

Unknown disse...

No caso, se eu vou a um jogo hoje, no estádio, eu sou torcedor de tal time, mas se eu não for em dois jogos seguidos eu já não sou mais? Vamos rever o que dizemos por aí que é melhor! Torcedor é alguém que torce, alguém apaixonado pelo time, enfim, sou torcedora, ele dizendo isso ou não.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More