segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Belo Horizonte cancela duas linhas do BRT




O trânsito em Belo Horizonte piora claramente! Quem trafega diariamente, em ônibus ou veículos particulares, pelas principais vias da cidade, em horário de pico, conhece muito bem a situação atual. São horas intermináveis de espera até chegar em casa, em congestionamentos gigantescos, causados simplesmente por tráfego em excesso.
Mesmo com o trânsito em caos e o sistema atual do metrô ultrapassado e ineficiente, foi decidido descartar a expansão do metrô para o Mundial de 2014, e usar os BRTs. Em síntese, são mais ÔNIBUS para resolver o problema dos ÔNIBUS da cidade. Genial, não é mesmo!?

Devemos olhar os dois lados, é claro. O sistema BRT tem lá suas eficiências. O transporte de alta capacidade por ônibus, em vias de tráfego exclusivo e estações de pré-pagamento deverão ajudar o trânsito de algumas das principais vias da cidade. Seria mais eficiente se englobasse toda a cidade, mas nossa amada prefeitura optou por, inicialmente, concentrar os corredores nas avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, Catalão e Pedro II. Ótima notícia para os habitantes do vetor norte da capital, e só para eles.

Porém na última semana a prefeitura surpreendeu novamente, e anunciou que os projetos do BRT nas avenidas Pedro II e Catalão (Carlos Luz) estavam oficialmente cancelados. O motivo seria o alto custo das desapropriações, que segundo o jornal "O Estado de S. Paulo" custariam R$ 153 milhões, ao invés dos R$ 83 milhões inicialmente planejados. No lugar, seriam implantados corredores exclusivos de ônibus, apenas. Mas que maravilha!

Agora refletimos.

O metrô existe desde 1986. A Copa é oficialmente do Brasil desde 2007. BH foi confirmada como sede em 2009. Estamos em 2011 e decidem cancelar até o BRT!

Analisando essas datas, percebemos que se passaram 25 anos em que o metrô poderia ter sido totalmente reformado e ampliado, nos padrões internacionais (sonha). Depois, 7 anos para fazer as linhas 2 e 3, o mínimo que a cidade merece. Passamos a ter 5 anos para construir uma rede de BRTs eficiente. Agora temos 3 anos e vamos construir duas linhas de BRTs, nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, que deverão beneficiar 1/7 da população metropolitana, por alto.

1 comentários:

aaryntabert disse...

Jumia Pragmatic Play Casino - jtmhub.com
Jumia Pragmatic Play offers online slots, bingo, live casino, video 논산 출장마사지 poker, keno, scratch cards, scratch cards, video 목포 출장안마 slots 구리 출장마사지 and 경상북도 출장샵 live casino 구미 출장마사지 jackpots.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More