terça-feira, 17 de maio de 2011

Santa Cruz: ressurgimento das cinzas?

O Santa Cruz, de Pernambuco, um dos maiores clubes de futebol do Nordeste, não poderia começar melhor a temporada de 2011. O tricolor acaba de ganhar o campeonato estadual, diante do Sport, quebrando um jejum de seis anos sem a conquista.

Próximo do seu centenário, – o clube completa 100 anos em 2014 – o Santa Cruz passa pela maior crise em toda a sua história. Tudo começou após o descenso para a Série B em 2006, sendo lanterna do Brasileirão. No ano seguinte, foi rebaixada para a Série C. A decepção em 2008 ficou por conta da eliminação na segunda fase da Série C.



Com a reformulação do regulamento da Série C em 2009, onde disputaria os quatro rebaixados da Série B no ano anterior e mais os 16 melhores no Brasileirão passado, o Santa Cruz ficou de fora da terceirona, se contentando com a nova Série D.

A primeira edição da quarta divisão do Campeonato Brasileiro em 2009 marcou, mais uma vez, negativamente a história do tricolor, a equipe terminou como lanterna sendo eliminada na primeira fase.

O ano de 2010 prometia ser muito bom para o Santinha. Após bom campeonato estadual o time foi com tudo para a disputa do Brasileirão. A novela do ano anterior repetiu novamente, dessa vez o tricolor deu adeus na segunda fase. Após vencer o primeiro jogo contra o Guarany de Sobral por 4x3 no Arrudão lotado, a equipe não conseguiu segurar a pressão fora de casa, perdendo por 2x0.

E o 2011 começa, mais uma vez, com a esperança renovada, após a conquista do estadual. O Santa Cruz tem mais uma chance para sair do poço do futebol brasileiro. A equipe disputará a Série D pelo terceiro ano consecutivo.

E o Santa não está sozinho para sair do buraco. A equipe conta com sua apaixonada torcida, que para esse que vos escreve é a melhor e mais apaixonada torcida do Nordeste do país. Muitas provas de amor foram dadas, esse ano, por exemplo, o Arrudão contou com o maior público da atual temporada brasileira. 62.243 estiveram presentes na final deste domingo.



Os estádios tem ficado cada vez mais vazios e, com a presença do tricolor na elite do futebol brasileiro daqui alguns anos, é festa na certa. E agora fica a torcida, para que, o Santa Cruz, conquiste uma vaga na Série C do ano que vem. E que no ano do centenário, enfim, ressurja das cinzas...

André Peixoto

5 comentários:

- disse...

Tomara né André, o Santa Cruz é uma equipe muito tradicional e grande e nada como um título pro Santa volta a ser grande.

Abraços

http://www.conexaopaulista.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Manuel Oliveira disse...

Parabéns ao Santa Cruz que realmente é um case-study. Um clube que está na Série D e a sua torcida continua torcendo pelo clube apaixonadamente. Eu sei do que falo pois vivo em Recife.

OFFTPIC:
Caro André, ainda não segues o meu Blog do Manuel?

Abraço.

Jhennifer Fraga disse...

O Santa tem uma torcida grande e apaixonada que merece dar a volta por cima.

Abraços!
http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

Anônimo disse...

E Agora? Meu Santinha? TRICAMPEÃO! CAMPEÃO BRASILEIRO!...

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More