quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma final histórica.

Holanda e Espanha farão neste domingo, na Cidade do Futebol, em Johanesburgo, uma final que entrará, independentemente do resultado, na história dos mundiais e de todo o futebol mundial. Não apenas porque o campeão será inédito, mas sim pelo fato de a final de domingo, mesmo não tendo acontecido já ter rompido com toda uma sequência e tradição do evento mais importante do futebol mundial.
O primeiro dos fatos é o de que o campeão será inédito, seja Espanha ou Holanda. A Laranja, ainda na sua época mecânica, foi por duas vezes vice-campeã, mas por azar dos holandeses, os adversários nas duas finais que o time disputou foram os anfitriões. Em 1974, o adversário foi a Alemanha, que comandada por Beckenbauer, virou o placar pra cima dos holandeses, final 2 a 1 e a então Alemanha Ocidental era bicampeã mundial. Já na controversa Copa de 1978, a Argentina acabou com os sonhos holandeses na final, o time de Mario Kempes foi campeão ao bater a Holanda por 3 a 1 em Buenos Aires. A atual campeã européia, Espanha, já terá nessa Copa sua melhor participação em toda a história, a sua última boa participação foi em 2002 quando La Roja perdeu para a Coréia do Sul nas penalidades, em jogo marcado por polêmicas de arbitragem.

Outro fato destacável é que será a primeira vez que uma seleção européia será campeã mundial fora da Europa. Dos noves títulos europeus, todos foram conquistados no Velho Continente, sendo que os quatro europeus campeões mundiais (Itália, Alemanha, Inglaterra e Itália) ganharam pelo menos um título sendo anfitrião da Copa do Mundo.


Outros fatos curiosos sobre esta curiosa final; se a Espanha for campeã mundial será a primeira vez que uma equipe derrotada no primeiro jogo do Mundial conquistará o torneio e esta é a primeira final entre equipes que nunca foram campeãs desde 1978, quando a Holanda enfrentou a Argentina.
Por último, um fato que significa a clara queda das tradicionais potências do futebol mundial. Desde 1930, em todas as finais do Mundial, uma destas quatro equipes: Brasil, Alemanha, Argentina ou Itália, sempre esteve na final. Em 2010 a Alemanha caiu na semifinal, os dois sul-americanos nas quartas de final e a atual campeã mundial, Itália, nem sequer passou da primeira da fase.
A final de domingo, promete ser espetacular, com duas equipes positivas, que jogam pra frente, sempre com cuidados em suas defesas, mas valorizando o toque e a posse de bola. Os ingredientes históricos para esta final só aumentam a expectativa de todos aqueles que amam futebol e são apaixonados por Copa do Mundo.
E pra você, quem será o Campeão Mundial de 2010? Participe e deixe seu palpite nos comentários.

4 comentários:

Stéfano Bozza disse...

Jogão mesmo. Mas acho que o medo de eprder vai prevalescer, deixando o jogo um tanto chato. Aposto na Espanha.

Claudio Henrique disse...

Acredito na Espanha. Ambos tem boas equipes, mas a Espanha na minha opinião leva uma pequena vantagem.

Abraços

Luís Felipe Barreiros disse...

E deu Espanha. Agora é com a gente!

Abraço,
porforadogramado.blogspot.com

Anônimo disse...

Foi um final inédita, com a Espanha vencendo merecidamente. A Holanda também mostrou um grande futebol, mas errou quando não podia errar.
Não deixe de acessar o blog Futebol Alegria e Debate

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More