sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Entrevista com Marcela Semler - 4ª edição

A primeira entrevista com uma blogueira, no quadro “Futebol de salto alto”, veio lá do Sul. Trata-se de uma garota muito meiga, divertida, ousada, enfim... Sou suspeito para falar dessa pessoa. Colorada ao extremo, acertou quem disse que é Marcela Muniz Semler, ou simplesmente Marcelinha! Ela tem 26 anos, é estudante de Nutrição, mas acima de tudo uma torcedora fanática. Vai a todos os jogos e empurra o time o tempo todo lá da Popular (Organizada do Internacional)! Como blogueira, escreve para o Blog do seu time chamado Nação Gigante ( http://nacaogigante.blogspot.com/) onde ganha destaque por suas analogias (usando o cotidiano conectado ao futebol), para falar de cada momento vivido pelo seu Colorado! A história de como ela começou a escrever no Nação Gigante é fantástica, vale a pena conferir. Conheça agora Marcela Semler...


Como começou sua trajetória no Nação Gigante? Começou com a minha tatuagem do Inter. Sou moderadora em um chat do Colorado e o Jonathan, dono do Nação Gigante, viu a foto da minha tattoo quando fiz e pediu se podia postar ela. Respondi que sim, desde que identificasse como minha, já que cuidei para fazer algo que ninguém tivesse parecido. Então, ele teve a idéia de eu fazer um texto para postar junto com a tatuagem. Apesar do espanto, fiz e entreguei em 10 de agosto desse ano, sendo que o pessoal do Nação gostou muito. Desde então, faço parte desta família! Comecei como participação especial semanal e agora já sou administradora. Entrei no mundo dos blogs sem querer, nunca me imaginei escrevendo num. Contudo, hoje posso dizer que uni dois amores: o Inter e a escrita!





Em quem você se inspira?
Sinceramente... Ninguém! Acho que tenho um jeito muito próprio de escrever e, inclusive, já ouvi isso de outras pessoas. Para mim é algo tão natural que parece uma brincadeira, sabe. Dá aquela idéia, o meu chamado "click", e eu vou lá e coloco tudo no papel ou no computador. Meus textos são muito versáteis, depende do dia e da imaginação para eles saírem de um jeito ou de outro.


Já sofreu preconceito por estar em meio ao futebol?Nunca. Somente tive problemas num relacionamento passado. O cara simplesmente me mandou escolher entre ele e o Inter! Não preciso dizer quem eu escolhi... O Inter!

Percebe-se um aumento significativo na participação de mulheres no esporte. Essa tendência deve se manter?Pelo que observo no Internacional creio que sim. A mulher está bem mais participativa e ativa nos clubes onde torcem. Inclusive, sou uma das mais novas filiadas da Força Feminina Colorada. É uma organizada somente de mulheres, a primeira na história do Internacional. Quebraram-se muitos tabus de antigamente e a presença feminina tornou-se mais comum e respeitada pelos homens no futebol. Acho que as arquibancadas andam mais charmosas e tem muita mulher, hoje em dia, que manja muito mais do que rola em campo do que muito marmanjo.

Qual o seu conselho para as mulheres que desejam viver em meio ao futebol, mas temem o preconceito?Que sejam elas mesmas. Não tem que se ter medo de nada e nem de ninguém. Mulheres e homens são capazes. Talento independe de sexo, raça e credo. Se esse é o sonho, se é o que querem fazer de suas vidas, sejam guerreiras e mostrem que são as melhores, mas nunca passando por cima de ninguém.

Em sua opinião, o preconceito contra as mulheres se deve a que? Ao machismo... Se uma bandeirinha mulher erra, por exemplo, é porque é mulher. “Onde já se viu mulher na arbitragem, mulher não sabe nada”... E o que se diz então da massa esmagadora de arbitragem masculina??? Porque são homens podem fazer todas as burradas que fazem e ter a falta de critério que tem??? Machismo não cabe em pleno 2009...


No Brasil encontra-se muito preconceito em relação às mulheres e o futebol. Você como mulher e amante do futebol acha que isto está mudando? O que seria necessário para exterminá-lo?Acho que está mudando sim. Cada vez mais a mulher vem conquistando espaço: em blogs, programas esportivos, arbitragem, times, nas arquibancadas... Basta continuarmos nessa luta e provar que há espaço para todos, que entender de futebol não é característica exclusiva do cromossomo sexual Y!


Já fez alguma loucura para poder torcer pelo teu time no estádio?
Já. Na final da Libertadores, em 2006, contra o São Paulo. Eu saí fugida do trabalho e entrei escondida no carro do meu irmão que me esperava no estacionamento, tudo isso com a ajuda do porteiro que era super colorado. Antes das 15 horas já estava no Beira Rio, naquele dia inesquecível onde vi Fernandão erguer a taça (16/08/06)!

O que você mais foca, em seus textos, para falar do Internacional?Eu foco o momento atual vivido. Antes de escrever, procuro ler bastante, estar atenta ao momento do Inter. Procuro sentir como está o clima da torcida, do time... De acordo com a energia que eu sinto (momento de confiança, crise, não dá mais, vitória convicta, derrota inesperada...),é que nasce a linha que seguirei no que vou produzir. Então, busco uma idéia para seguir meu ponto mais forte, o da analogia.


Por que o uso de analogia para falar de futebol, em especial do seu time?Para produzir de forma diferenciada. Grande parte dos blogueiros, que por sinal manjam muito mais de futebol que eu (tenho bom conhecimento, mas acho que poderia saber muito mais), centram seus textos para uma forma mais objetiva, analisando técnica, tática, entre outros. A analogia me dá liberdade de criação e permite-me usar a imaginação. Sempre consigo ligar o futebol com algum momento do cotidiano, em especial da minha vida, o que também me aproxima do meu leitor.

Qual o perfil dos leitores do Nação Gigante?O Nação é acompanhado pelas mais diversas faixas etárias e torcedores. Contudo, vejo a presença mais forte de blogueiros e de adolescentes colorados. Temos um público jovem forte que nos acompanha, até mesmo porque meus parceiros de blog são todos mais novinhos, entre 16 e 18 anos. Mas para mim isso não é problema, pois gosto muito dessa faixa etária e creio que consigo produzir de forma que atraia esse público... Apesar de 26 anos, tenho uma alma muito moleca ainda...

Qual o post que mais te marcou?Impossível falar de um só... Mas sempre tem aqueles que marcam mais né!? Creio que meu primeiro post, o “Pelo nosso Amor”, por toda história envolvida nele; o Era uma Vez, que foi uma fábula que fiz sobre uma corrida entre os mascotes dos times do campeonato; “O Tal do Halls Preto”, o qual usei minha sexualidade na adolescência para falar da fase do Inter naquele momento (um texto que repercutiu bastante); o “Pausa para Reflexão” tratando do quase; e finalmente “O Homem Perfeito para Anna Clara”, onde o galã virou sapo, assim como o Inter de favorito estava se tornando decepção. Mas espero que o mais marcante venha 06 de dezembro, para falar do Tetra!







A 4ª edição do futebol se salto alto fica por aqui, agradecemos a blogueira Marcela Semler pela entrevista concedida ao ET, desejamos a ela muita felicidade. Na próxima quinta feira entrevistaremos a blogueira Jéssica Corais.

Equipe Esporte Total

60 comentários:

Vinii disse...

Aeee Dalhe Marcelinhaa

E Vamo Inter rumo ao Tetra o/

"Vaaamos...ser campeões do Brasileiroo, reconquistar o mundo inteiroo...porque nós vamos te apoiaaar! Inteeer...Inteeeer...Inteeer."(8)

Ana Paula disse...

Marcelinha, amei a entrevista...essa garota merece reconhecimento...ela entende mais de futibas do que muito marmanjo que anda por ai!!!! E dá-lhe INTER....ah sem esquecer de dizer que estou aguardando ansiosa pelo texto que vai marcar hstória a respeito do nosso TERTA que virá sim no dia 6 de dezembro!!!

Saudações COLORADAS!!!

Ana Paula

COLORADA_BH

Dóris Carvalho disse...

Ta eae, minha foto ae, e meus direitos???
KSOAKSOASKOAPSKAOSPAKSOAPSKAS

Toda mulher que entende merece reconhecimento.

Anti-Maria Chuteira

Marcela *-* Amoooooooo

Blu disse...

Excelentes palavras da Marcela.

Como em todos os setores, a mulher tem conquistado seu lugar nas arquibancadas dos estádios também. E como ela disse: Tem umas que manjam mais que muitos marmanjos!

A torcida é pra que o numero de torcedoras só aumente. Um sinal de que, de algum jeito, estamos encontrando o caminho da paz no futebol.

Tô doido pra ler a da Jekinha! hihihi :D
Lança logo aê, André!

Abs!

Wronski disse...

Pow, Demaisss a entrevistaaa!!!
=)

Essa é a nossa Marcelinhaaaa \o/

Anônimo disse...

Isso ae guria, ta mandando ver mesmo hein!! bjus e da-lhe inter

Alfredo

mgorga disse...

Parabés pro blog pela ótima entrevista com a blogueira marcela !

Anônimo disse...

Marcelinhaaaaaaa.
Vc é um orgulho pra td nação COLORADA

ta na pele...

Parabéns pela entrevista




Bjuuuuuuuuuus

Tora

Bruno Muniz disse...

Oi,
Muito boa a entrevista, é verdade a mulher vem conquistando o espaço dela no futebol, e tem algumas ai da mídia que sabem mais de futebol do que alguns comentaristas que vemos por ai...rsrs

Não sabia que a Marcelinha tinha o sobrenome Muniz, eu também tenho.....

Os munizes dominam ....rsrs

Abraço

Ademar disse...

Grande Marcelinha... tá ficando famosa hein.. te adoro mesmo vc sendo colorada, mas ninguém é perfeito né.. fazer o que?

Abraços do Prosdócimo

Rafael Sobieski disse...

Sabe demais essa colorada!!
Grande postagem ae dos ETs...
kkkkkkkkk
#tamojunto
abraço do sobis

Tio disse...

mto bom maninha, fikando famosa hein?
nao vai esquece dos amigo qndo fika rica tbm hehe
amo vc
=***

Anônimo disse...

ótima entrevista marcela. essa menina é muito especial merece tudo que o mundo pode oferecer de bom. sucesso para você e o inter.o topo é seu lugar marcela.
mais uma vez bela entrevista
vamo vamo inter!!!!!

Ale disse...

aeee maninha do peixee! Representou bem as gaúchaas!(apesar de ser colorada hehe)
adorei a entrevistaa!
parabéns!

Leonardo Gonçalves( Fundador Nação GIGANTE) disse...

Dalheee Marcelinha :D
Tu tens um extremo talento na escrita, e isso precisa ser reconhecido.
Parabéns guria.
Como colocaro e como fundador do Blog Nação Gigante, te desejo tudo e bom, e também desejo que tu comemore muitos títulos colorados que estão por vir, haha.

Beijosssss

Jonathan disse...

Otima entrevista!
Me orgulho de ter colocado essa moça no caminho dos blogs .. e no caminho do Nação GIGANTE. O blog cresceu muito com ela, e certamente mostra como uma mulher pode entender de futebol e escrever muito bem.

Obrigado Marcela, por estar no Nação!
Abç

Jonathan
Nação GIGANTE

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista inteligente. Sds Tricolores.
Recova.

Anônimo disse...

Sou gremista!! e me sinto a vontade,ñ como um 'traidor' postando um elogio, a menina Marcela, que muito estimo, embora sendo colorada!! Começo assim falando, me reportando ao Blu, que finalizou falando na Paz, no futebol, Temos que ser positivos,e habilidosos, em relação a disputa, entre dois times;Mantendo um bom coração, em relação ao 'Adversário' pq do outro lado também tem um torcedor querendo que seu Time se promova, e tenha bons resultados, portanto ñ existe diferença entre eu, e ele!! Com este pensamento ñ tenho dividas, da harmonia nas arquibancadas, guardando nossa 'eneria' para gritar Gooollll, e ficando solidário em relação ao adversário... Pq somos membros de uma família, que por sua vez, tem gosto diferente,Time diferente, imagine vcs, que dum lado temos uma 'mancha vermelha' e do outro uma 'mancha azul', sendo que numa das 'manchas', tem um ente querido! Não ficaremos felizes em saber que nossos colegas de torcida, tenham agredido nosso Amigo ou Familiar... Portanto, para que ñ aja disputas agressivas, temos que ser um amenos nas torcidas que promovem este tipo de Vandalismo, e desrespeito em relação aos outros.
Parabéns Marcela, por sua entrevista e comentários, mostra de fato o quanto vc 'veste a camisa de seu time, eo representa muito bem.... com um exemplo de amor carinho e respeito...
Att.
palkyong.

Anônimo disse...

Dá-lhe Marcela!!!! Sou gremista mas tiro o chapéu pra essa colorada!!!!

Unknown disse...

Parabéns marcela, teu reconhecimento ja esta atravessando barreiras, te admiro muito,demais, consegue espressa muito bem com palavras, sentimentos que são puros e nobres... tu é perfeita, pq alem de se gaúcha é colorada....


bjão Marcela
te cuida

Anônimo disse...

Excelente, Marcela! Parabéns!

Rafael Severo (www.arenavermelha.blogspot.com)

Anônimo disse...

muito bom marcela adorei

beijos

vitor

Anônimo disse...

Sou suspeito pra falar porque adoro essa menina, mas só posso dizer "espetáculo de entrevista", amei!!!! Parabéns Marcela, você escreve muito bem. Bjos!!!! Davson

Blog do Vascão disse...

Parabéns Marcelinha, você é show de bola.

Abraço
Jeferson

Carlos Sena disse...

Da-lhe Marcela bem bacana a entrevista e espero que você não tenha perdido o emprego.

Abraços
P.S a minha pergunta nada de resposta né rs
(zueira)

Pedrero disse...

Muito legal a blogueira!

Essas blogueiras de RS estão dando o que falar, teve uma que entrevistou o Alecsandro!

Passa no meu blog: www.newsofspfc.blogspot.com

abraço..

oPerna disse...

boa gaucha,
essa aí merece realmente o título de torcedora,
parabens aew!!!


vlw!!

Mel disse...

Como sempre, ótima entrevista! Parabéns de novo.
Não conhecia esse blog, vou passar lá pra ver.

Abraço.

AF Sturt Silva disse...

Otima entrevista,além de fera no saber tem ATÉ TATUAGEM.D MAIS.

Leo Fernandes disse...

Celinha, minha colorada
Parabéns pela entrevista, adorei ler a sua história de paixão pelo Colorado, gatinha
Beijos

Anônimo disse...

Essa Guria manja muito disso, sabe demais pena ser colorada! é encarnada sobre a vida de seu clube, e uma pessoa formidavel. Continue assim marcelinhaaaa bjo

Oscar Pekeno disse...

Marcelinha... bombando tua entrevista....

beijo do muso asuhasuh

Israel Nunes disse...

Celinha, oi, tu é o simbolo de garra e de amor de toda nossa torcida feminina colorada!!!
Serei INTER mesmo que a bola não entre, mesmo que o Beira-Rio se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe. Serei INTER, seja longa a jornada, seja dura a caminhada, INTER no peito e na alma, no grito e nas palmas, serei INTER! Os colorados de fé que vestem panos vermelhos... Podem morrer de pé, mas não sabem viver de joelhos. INTER EU TE AMO... ontem, hoje e sempre...

Parabéns,um grande bjooOOO do teu brod...

Cleyton Santos disse...

Achei muito boa a entrevista, realmente a Marcela é uma excelente representante dessa ala feminina futebolística.
E também é uma cronista de mão cheia.

E parabéns tambémn pela entrevista, muito bem feita pelo pessoal do ET.

Abraço.

Cleyton Santos

jose disse...

Marcela Parabéns

bombando no E T

gustavo disse...

olhaaaaaa... minha princesinha tá ficando importante!!! adorei a entrevista! bjs Mah



by Gu da Mah

ADAIR disse...

PARABENS MANA..MUITO SUCESSO PARA TI E PARA O NOSSO INTER....BEIJOS...

Wilson Oliveira disse...

Além da Marcelinha deixar a blogosfera mais bonita por sua presença feminina, ela tambem nos brinda com sua sinceridade e inteligencia!!!

E parabens ao Esporte Total (e ao Peixe) por mais uma bela entrevista nesse quadro sensacional.

Abraços a todos!

Léooooo disse...

HuHuhauhauau

Adorei

Não torço pelo inter, mas torço pela minha pequenina, adorooo vc menina, bela entrevista, fiquei sabendo mais de ti agora ^^
bjs

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Faltou a clássica pergunta "Conhece a regra do impedimento?" ahdsuashdusdhudsa

Zuera!
Muito legal a entrevista.
É bom ver o futebol crescendo entre as meninas e ver gurias tão apaixonadas pelo clube como a Marcela.

Parabéns ao blog pelo espaço!
E à Marcela pela entrevista!

Abraços!

@Neto_17 disse...

Parabéns pela entrevista, isto mostra que muitas mulheres entendem de futebol!

Abrá

Anônimo disse...

AGORA VAI!
parabens marcelaa
mto massa a entrevista e parabens pela tatoo mto linda

Chicão

Anônimo disse...

Grande entrevista Marcelinha, nossa e que tatto hein, não sabia dessa sua tatto.
o Futebol de Salto Alto ta mt bom

Abraço

Visite
FC Velho Continente - Camp. Inglês
http://fcvelhocontinente.blogspot.com/search/label/Campeonato%20Ingl%C3%AAs%202009%2F2010

Anônimo disse...

alow.....minha mocinha!!!!!!!
apesar di c fala du inter ai axei mo´legal.....
parabns....
felicidadis.....
i um bjAuM!!!!!!!!!!!!
ti adoru......
EeyoRe

Anônimo disse...

Conhecendo a Lela há tanto tempo, acabo me tornando suspeito em tecer comentários sobre ela.
Somente uma pessoa de extrema inteligência, seria capaz de, através de palavras sinceras e reais, unir opiniões de torcidas tão distintas (Inter e Grêmio).
Lela, seu futuro é brilhante, disso eu não duvido, pois já acompanhei alguns "manuscritos" seus, desde artigo para a faculdade, lembra???
Continue usando essa sua facilidade de se expressar para conquistar as batalhas do seu dia a dia.

Beijão de quem te admira muito!!!
Marcos

Gremista Fanático disse...

Eu como bom gremista não frenquento blog colorado nem por decreto de Roma, mas a Marcela como grande pessoa que é manda os textos dela via msn pra eu ler, eu leio e aprecio apesar do foco ser o Inter, porque meu fanatismo não me cega a ponto de deixar de ler e apreciar bons textos como são os dela que como eu disse mesmo o foco sendo o Inter(nem tudo é perfeito, rsrs) são mesmo demais.
É isso ai Marcela, parabens pela entrevista, continue assim que o sucesso é garantido, grande beijo.

Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Gostei mt desse Blog.pois éh mt interesante.
Marcelinha fiko mt gata(como sempre).

David Bistratini disse...

Parabéns!
Marcelinha gostei muito,achei muito legal da sua parte.entra nesse mundo dos blogs apesar de não conheçer pessoalmente,eu gostaria muito. ah tambem adorei a tatto

beijos..

Marcelo Araújo disse...

Querida Marcelinho este seu amor pelo Inter tem que ser mostrado para o MUNDO INTEIRO vc pra mim é um exemplo de torcedora e amor pelo clube parabéns e continue sempre assim um exemplo para todas as torcidas beijos mil (=*^.^*=)

Andre disse...

Aê...Consegui. Comentário de número 50!

Tardo mais não falho. Estou comentando também, porque não comentaria?
Eu disse um pouco da Marcela do início do post, mais qualquer palavra é difícil de falar dessa pessoa bacana, legal inteligente que é tu Celinha...
Agradeço muito essa oportunidade de te conhecer melhor.
Beijos do teu irmão.
André

OBS: Quero o meu prêmio ein...tu naum disse que quem fosse o comentário de número 50 ganharia um prêmio? O que está esperando? Mande logo... HAHAHAHA

Marcela M. disse...

Boa tarde Pessoal do ET, em especial o André, e todos que vieram até aqui!!!

Estou aqui para agradecer cada um de vcs pelo carinho, pelo respeito e pelo incentivo para eu continuar nessa caminhada que se tornou taum especial na minha vida... Cada palavra que li de incentivo, admiração, amizade encheram meu coração de energia para continuar tentando dar o meu melhor para vcs, para o Nação e para o meu INTERNACIONAL!

Muito bom ver leitores, blogueiros, familiares e amigos aqui, dedicando alguns minutos do seu dia para ler o que o André fez com tanto carinho e que me deixou taum lisonjeada e feliz... Falta muito para eu ser uma grande blogueira, mas a cada dia luto para dar o melhor que posso a quem gosta de ler o que produzo...

Foi gratificante ver pessoas que conhecem como eu escrevo desde de novinha aqui ou então os colorados da minha cidade natal que conhecem toda minha caminhada com o Inter e o amor que tenho por este clube!!!! Em Montenegro, onde eu nasci, Marcela é sinônimo de INTER!!!!

Meu muito obrigada a tanto carinho dessa cambada de exagerado, pois sei que falta muito ainda para eu brilhar!!!!

Um obrigada especial aos meus pais, que apesar de não mais vivos, me fizeram qm sou e amaram o Inter ao meu lado; ao Jonathan do Nação que me proporcionou tudo isso me trazendo para o blog; e por fim ao André, que me fez este carinho enorme reconhecendo meu esforço e amor pelo COLORADO!!!!

Um beijo emocionado, Marcelinha Colorada!

Unknown disse...

Meus parabens lela
Vc se saiu muito bem nas respostas no questionario,como colorado fico feliz de saber que vc é a nossa representante,espero que vc tenha mais oportunidades para nos representar.
obs:seu antigo namorado acho que ñ era colorado ñ heim.
bjs de seu anjo
ta ficando famosa heheeheeh

Marcão disse...

Marcela é colorada de verdade !
Ela é f...

Leo - Rio Futebol disse...

Parabéns à galera do E.T. pela excelente entrevista!!

Já estava aguardando essa em especial há muito tempo, afinal a Marcelinha merece esse espaço, pois é uma garota que, apesar de colorada roxa, entende MUITO de futebol, escreve de maneira ímpar e é uma pessoa sensacional. Quem já teve oportunidade de conhecê-la, mesmo via net, sabe como é!

Mais uma vez parabéns à vocês e, em especial pra Marcelinha, acho que a quantidade recorde dos comentários aqui já mostram o quanto é querida... falam por si só.

E.T. e Marcelinha, continuem trilhando esse caminho de sucesso!!

Grande abraço!!

Anônimo disse...

conheço pouco tempo essa menina mas parece q ja faz parte de minha vida.. torcemos pelo mesmo timao e alem de tudo ela merece todos os creditos pq ela é uma menina maravilhosa.. bjao marcelinha do seu amigo xandy

BRuNo disse...

Marcelinhaaa, domingao tu vira tricoloooooor!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcela M. disse...

Não viro não... torcer pra morto não adianta... não ganham fora de casa nem qndo querem... hauhauahauhauhauahua

Romário Silva disse...

Este quadro é muito legal. É interessante ver mulheres que entendem o futebol. Sou a favor da mulher no esporte em geral. Abraço.

Clítia Milagres disse...

Parabéns MArcela...bela entrevista. Sempre é bom ver mulher na área. Futebol é paixão e paixão não tem sexo. Também sou blogueira e apixonad por fuebol e pelo meu Cruzeiro.
Ah...torcerei por vocs na próxima rodada e quem sabe o título não vai pro Sul.

Bjs

-Eddy! disse...

Muito legal essa sua entrevista Mar ^_^

Os que achei interessantes, foi o momento em que você falou dos preconceitos que as mulheres tem hoje em dia no mundo do futebol... a parte de como vocês conseguiu assistir a final da Libertadores 2006... e a parte em que você fala também sobre o espaço em que as mulheres estão conquistando hoje.

Bjs do Eddy !!

Até mais !!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More