sexta-feira, 13 de maio de 2011

Definidas as sedes da Copa das Confederações

A Copa das Confederações de 2013 tomou conta dos boatos no mundo esportivo nessa semana. As informações de que São Paulo estaria fora do torneio começaram a pipocar por aí por volta do dia 10/05, terça-feira, quando o homem forte da FIFA, Jêrome Valcke

teria batido o martelo e tirado definitivamente a capital paulista da competição. Ontem (12/05), segundo o Jornal Nacional, a FIFA já teria escolhido as cinco cidades que sediarão a competição. Seriam elas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

É claro que isso não é oficial, já que a divulgação das cidades escolhidas pela FIFA acontecerá apenas no dia 29 de julho, no Rio de Janeiro, mas, puxando pela memória, podemos nos lembrar do que ocorreu nas Bahamas em 2009, quando a FIFA deixou vazar, um dia antes, a lista completa das doze cidades-sede da Copa.

Dois fatos chamam a atenção, caso sejam mesmo essas cinco cidades as sedes da Copa das Confederações. O primeiro é, claro, a ausência da maior cidade do Brasil dessa competição, importante para a FIFA poder testar a capacidade das cidades na Copa do Mundo de 2014. São Paulo é a sede mais atrasada dentre as doze; a construção do Itaquerão sequer começou.

Outro ponto importante a destacar é que, caso sejam confirmadas essas cinco cidades, três das quatro candidatas à abertura do Mundial de 2014 estarão presentes: BH, Brasília e Salvador. E sim, é claro, São Paulo estaria de fora, o que poderia contar pontos a favor das capitais mineira e baiana e da capital federal na briga pela abertura da Copa, e tirar de São Paulo.

A escolha das sedes da Copa das Confederações é feita somente uma vez, ou seja, caso alguma das cinco cidades não esteja com as obras prontas até o início do torneio, será automaticamente eliminada e não haverá substituição. Nos resta agora apenas esperar a confirmação da FIFA no dia 29 de julho e torcer para que a situação de São Paulo melhore, caso contrário, além de não participar da Copa das Confederações, a cidade poderia ter uma participação de coadjuvante na Copa de 2014 o que, definitivamente, não condiz com o status da cidade.

As escolhidas:
BELO HORIZONTE

BRASÍLIA

PORTO ALEGRE

RIO DE JANEIRO

SALVADOR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More