terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Especial Reinaldo 54 anos: " Rei, rei, rei, Reinaldo é nosso Rei"



Por Bruno Muniz

José Reinaldo de Lima, conhecido como Reinaldo, ou apenas Rei, completou hoje 54 anos de vida, um craque que deixou seu nome na história do Clube Atlético Mineiro. E hoje faço uma homenagem a esse grande ídolo do futebol mineiro.

Com apenas 16 anos, Reinaldo já atuava no time profissional do Atlético, sua estreia foi em 1973 numa partida contra o Valério, jogo em que o time alvinegro perdeu por 2 a 1.

A carreira desse grande jogador foi marcada por várias contusões no joelho, que começou em 1974 em um jogo contra o Ceará, em que Reinaldo pisou num buraco e torceu o joelho. Sem falar que ele teve que extrair ambos os meniscos, por causa de um entrada que sofreu em um treinamento.

Entretanto, com problemas no joelho ou não, sua carreira foi marcada também por conquistas. Ele participou do hexacampeonato do Campeonato Mineiro entre os anos de 1978 e 1983. Além disso, teve conquistas individuais, ganhou duas vezes a Bola de Prata da revista Placar, em 1977 como artilheiro e integrante da seleção do Campeonato Brasileiro, e 1983 mais uma vez entre os melhores do Brasileiro.

Além disso, é o artilheiro com a melhor média de gols em Brasileiros, 28 gols em 18 jogos. Reinaldo nunca foi campeão nacional, mas, chegou perto. Em 1977, o Atlético terminou a competição invicto, porém acabou perdendo na final para o São Paulo nos pênaltis.

Já em 1980, foi vice novamente, ao perder para o Flamengo na final, em um jogo polêmico, em que Reinaldo foi expulso ao reclamar de um impedimento, que realmente não aconteceu. Em 1981 Reinaldo reencontrou o Flamengo, dessa vez em um jogo decisivo na Libertadores, que valia vaga para a fase final. Mais um jogo polêmico, em que quase metade do time atleticano foi expulso, Reinaldo foi o primeiro depois de uma falta em Zico.

Além, de não ter conseguido título nacional, Reinaldo também não conseguiu ganhar uma Copa do Mundo. Ele disputou a Copa de 1978, realizada na Argentina, marcou um gol, e o Brasil terminou em terceiro lugar. Mas, isso não afetou em nada a bela carreira do Rei, que apesar das barreiras, se tornou um grande ídolo do torcedor atleticano.

A maior parte da sua carreira e todas suas conquistas em clube foram no Atlético, suas passagens em outros times como Palmeiras, Rio Negro, Cruzeiro, BK Hacken da Suécia e Telstar da Holanda foram discretas e ele não conseguiu repetir as boas atuações. Os problemas no joelho acabaram ficando insuportáveis, até que ele decidiu encerrar a carreira.

Hoje Reinaldo continua na lembrança dos torcedores atleticanos que estiveram presente naquela época, e também naqueles que não eram nascidos, mas sabem da história dele no clube.

Uma marca deixada por Reinaldo era sua comemoração ao marcar um gol, ele erguia o punho esquerdo e o outro colocava pra trás, um gesto que lembrava o dos militantes negros do movimento das Panteras Negras dos EUA. O ex-jogador foi comentarista da TV Alterosa, atualmente é deputado federal.

E neste dia 11 de Janeiro de 2011, o grande ídolo atleticano Reinaldo completa 54 anos de vida. Parabéns Eterno Ídolo Atleticano e lembraremos sempre do grito do torcedor: “Rei, rei, rei, Reinaldo é nosso Rei”.

3 comentários:

Kaique Pedaes disse...

Muito legal homenagear pessoas que não estão no 'fim da vida', tipo, 70, 80 anos. É muito bom também pretigiar grandes atletas como o 'Rei'.

http://net-esportes.blogspot.com/

- disse...

Muito bom o post esse é um baita jogador e merece todo reconhecimento nosso.

Abraços!

http://saopauloblognews.blogspot.com/

gmattiollo disse...

Todo jogador que fez história merece ser lembrado e reconhecido.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More