No próximo dia 27, o Cruzeiro entrará em campo pela primeira fase da Copa Libertadores da América. O destino será Potosí, na Bolívia - cidade mais alta do mundo, com 3960 metros.
O clube mineiro enfrentará o Real Potosí, adversário já conhecido, visto que pela fase de grupos de 2008 desta mesma competição foi derrotado por 5x1.
Para explicar um pouco sobre a altitude, traremos uma entrevista exclusiva com o preparador físico do Cruzeiro, José Mário Campeiz. Ele explicará os efeitos, sintomas, a logística do clube, etc. Confira:
1- O que uma pessoa sente quando sai de uma cidade ao nível do mar e vai para uma cidade com altitude elevada?
A exposição a ambientes de altitude constitui-se como um estímulo biológico agressivo e indutor de adaptações fisiológicas agudas e crónicas. Náuseas, vertigens, tonturas, insónia, constipação, visão turva, fraqueza generalizada são os sintomas que as pessoas submetidas a altitudes podem sentir.
2-Quanto tempo é necessário para uma adaptação na altitude?
Os estudos ainda não chegaram ao consenso sobre período ideal para aclimatização a regiões de grandes altitudes; Confirmou-se apenas o período de adaptação é maior a cada altitude mais elevada;Estudos também relatam que certos indivíduos não possuem capacidade de adaptação a grandes altitudes; Os estudos são controversos, mas acima de 2300 m (2 semanas); acima desta altitude a cada 610 m (1 semana).
3-Além do balão de oxigênio, qual outros equipamentos são indispensáveis para quem enfrentará a altitude?Alpinistas, montanhistas, as roupas e os tubos com oxigênio são fundamentais pois eles enfrentam altitudes e temperaturas elevadíssimas. No nosso caso, os tubos de oxigênio são uma prevenção para os atletas que possam sentir algo.
4-Além da adaptação, existe algum método para amenizar os efeitos da altitude? Quais?
É muito importante a alimentação rica em carboidrato, hidratação, treinos e aquecimento bem leves, alem de um aporte de oxigenio.
5-Qual será a logística do Cruzeiro para a "operação altitude"?
Ficaremos em Sucre 6 dias na altitude de 2800 m, local que já jogamos e ficamos por duas vezes. Treinaremos para observar os jogadores e principalmente adaptar a velocidade da bola. Subiremos a Potosi no dia e na hora do jogo, para expormos o menos possível os atletas a altitude de 3960 m de Potosí, retornaremos logo após o jogo para Sucre.
6- O Cruzeiro aumentou o tempo de preparação de quatro para sete dias. Esse tempo a maior, melhora quanto em termos de porcentagem?
É muito difícil falar em porcentagem, mas acredito que a logística esta sendo feita baseada na nossa experiência e também em experiência de outras equipes que jogaram lá. Os dias em Sucre serão fundamentais para sabermos quais os atletas que não sentirão os efeitos da altitude e também adaptarmos á velocidade da bola.
7- Você esteva no Cruzeiro em 2008, quando a equipe foi goleada, qual foi o maior erro da equipe na ocasião?
Acho que o maior erro foi tomar 2 gols em menos de 10 minutos, isto realmente prejudicou muito a nossa equipe, fizemos 1 gol ainda no primeiro tempo e depois tentamos ir para frente empatar e ficamos muito expostos. Mas quanto a logística tudo foi perfeito.
Como foi bem explicado na entrevista, existe uma dificuldade muito grande dos clubes brasileiros jogar na temida altitude. Mas o problema maior é que existe risco de vida para quem viaja as alturas, cabe a FIFA intervir.
Será que a entidade máxima do futebol, irá esperar alguém morrer para tomar as devidas providências?
André Peixoto
Foto: Superesportes
Há 9 horas
10 comentários:
Esse é o meu Peixinhooo! Entrevista incrível! ET tá podendo ein?
Muito boa a entrevista, parabéns pelo trabalho cara. Que bom que está de vola as postagens.
Abraços
Bela entrevista!
Esse assunto de altitude devia mesmo ser revisto pela FIFA.
Acho que dessa vez o Cruzeiro vai mais preparado. Acredito que ganharemos esse jogo com altitude e tudo mais!
Muito bom o post...acredito que a logística dará certo e com certeza voltaremos das alturas com a vitória.
http://abelaeabola.blogspot.com
Inté!
Cruzeiro é o meu preferido nessa Libertadores. Vamos ver como irão se sair.
Abraços.
daiane b.
Opa André, tenho um blog de futebol e gostei muito dos seus textos e do seu layout.
Meu blog é http://futeboltotalpordan.blogpot.com
Os times brasileiros a uns 2, 3 anos atras, estavam começando a nao se importar mais tanto com a altitude, só q dai veio aquela derrota do cruzeiro em potosi e começou a ser um tabu, digamos assim, mas para o bem do futebol brasileiro seria bom q o cruzeiro vencesse e se classificasse.
Abraçao peixe
Meu blog visitem e comentem: http://loucosdofute.blogspot.com/
Complicado esse negócio da altitude... Costumo dizer que em jogo de seleção é sacanagem, mas que culpa o clube tem de ser lá? Vai perder mando por isso? Às vezes é mais perigoso jogar numa temperatura de 40º, como ocorre, por exemplo, no Nordeste. Enfim, é polêmico. E não sou louco de defender jogos lá, porque o último que o fez tomou de 6 dias depois....hahaha
Tirou onda hein, André?
Gostei de ver, garoto!
Meu blog não está nos seus links ¬¬
Vou te esmurrar!
Dá aquela moral lá: cornetao.blogspot.com
Postar um comentário