domingo, 4 de julho de 2010

Seleção ou clube?



Hoje quero tratar um assunto que nos levará a uma discussão interessante. Quero saber o fanatismo das pessoas em relação à seleção nacional e o clube do coração, qual deles é maior por parte dos torcedores. Acredito que a preferência dos brasileiros é torcer pelos clubes, por vários motivos que relatarei abaixo.

Um dos principais motivos que os torcedores preferem os clubes, em minha opinião, é o fato da maioria dos jogadores que atuam na seleção jogarem no exterior. Dos 23 convocados por Dunga para essa Copa do Mundo, apenas três jogam no Brasil, casos de Robinho no Santos, Gilberto no Cruzeiro e Kléberson no Flamengo.

Outro fator que influencia muito é a falta de jogos dos selecionados brasileiros no nosso país. Para ilustrar melhor, apurei uns dados dos jogos da seleção brasileira, em amistosos, no ano de 2009 e 2010. Nesses anos citados, foram disputados cinco amistosos oficiais, sendo que nenhum deles foi disputado no Brasil, foram dois na Inglaterra, dois no Qatar, e um na Estônia. Só pra constar, o último jogo da seleção no nosso país em amistoso oficial, foi na inauguração do estádio Bezerrão em Gama - DF, em novembro de 2008.

Nessas idas e vindas pelo twitter, tive a oportunidade de comprovar que a maioria dos brasileiros preferem o clube do coração. Vi muitos relatos. Um deles me impressionou muito. Foi de um jovem que disse o seguinte “Não compensa chorar pela eliminação da seleção brasileira, eu quero que o Campeonato Brasileiro volte logo, ver meu time do coração jogar.”

Uma situação que a CBF poderia mudar para melhorar é a contínua marcação de amistosos em solo brasileiro, invés de marcar para o exterior, para que o torcedor possa ter mais contatos com o grupo de jogadores, e que a torcida não seja apenas nas eliminatórias.

8 comentários:

Luís Felipe Barreiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Felipe Barreiros disse...

Esse sentimento era diferente em 2002, mas, não tem muita explicação.

A CBF tem que tentar resgatar esse orgulho pela selação brasileira.

Abraço!
porforadogramado.blogspot.com

Leonardo Valejo disse...

A CBF faz isso pois a maioria dos jogadores estão na Europa, então lá é mais perto. Não concordo. Quando tem jogo da nossa seleção pelas eliminatórias, o estádio enche.

Abraço
Leonardo Valejo
www.maratonaesportiva.blogspot.com

Clítia Milagres disse...

sou mais o meu CRUZEIRO!!!!!

Anônimo disse...

o Brasil não vai disputar as eliminatórias, o Brasil é o país sede

Gabriel Campi disse...

O sentimento pela seleção, de uma certa forma, foi resgatado nesta Copa, mesmo com a eliminação, em comparação com 2006. Mesmo assim, os torcedores brasileiros ainda se importam mais com seus clubes de coração. Eu, por exemplo, sou mais o meu Vascão do que nossa seleção canarinho.

Abraços.

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

- disse...

Fala André ! Aqui é o Gabriel do blog Conexão Paulista e estou aqui para divulgar o novo Twitter do blog segue lá @conexpaulista já to te seguindo :D . Abração e parabéns pelo excelente posts.

Manuel Oliveira disse...

Acho que em todo o lugar o torcedor é mais fanático pelo seu time do que pela seleção. Em Portugal pelo menos é assim!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More